Páginas

3/04/2015

#Dicas: 5 filmes sobre mulheres f*das


E hoje vamos só mostrar filmes de mulheres que mandam na porra toda. Dia 8 de Março está chegando e nada melhor do que comemorarmos o nosso dia em uma série de posts sobre tudo que envolve o universo feminino, antes de mais nada quero pedir desculpas pela ausência no blog, tive alguns problemas pessoais e... Na verdade, eu tava menstruada, com a barriga inchada e morrendo de cólica, isso é parte de ser uma mulher foda, como você também é leitora.

Na minha lista oficial, eram 16 filmes e alguns documentários, mas para não ficar muito longo resolvi fazer uma lista com 5 filmes conhecidos e desconhecidos, depois irei fazer uma citação sobre um homem muito importante para a valorização das mulheres e que infelizmente já não está entre nós, bem vamos a lista.
O5 - Flor do Deserto - Sherry Hormann, 2009.


Flor do Deserto é um documentário sobre Waris Darie, uma mulher que aos 13 anos de idade fugiu da Somália para escapar de um casamento arranjado. Em Londres, Waris trabalhou como faxineira até ser descoberta por um olheiro e se tornar uma grande modelo internacional e embaixadora da ONU sobre o tema. A vida dela poderia ser um grande conto de fadas, um conte de fadas que envolve mutilação genital, uma das grandes agressões as mulheres de vários países.

O modo que eu descobri esse filme, foi impactante demais. No meio da aula de Geografia, dia 8 de março de 2013, enquanto estávamos falando sobre países do Oriente Médio, a professora para tudo para começar a falar sobre a mutilação genital e o modo que ela falava, não era nada confortável. Eu me lembro de ter ido vomitar depois disso, foi naquele momento que percebi que ninguém tinha a noção do que era sofrer com isso, a minha sala tinha garotos e até algumas meninas rindo sobre isso. E eu e algumas outras meninas com noção, ficávamos nos olhando sem acreditar naquilo. Até que ela indicou esse filme, e não teve uma vez que uma cena que eu não chorei.


O4 - Histórias Cruzadas - Tate Taylor, 2011
Histórias Cruzadas ou The Help para os mais íntimos, trata-se de um filme ambientado nos anos 60 nos Estados Unidos, onde o racismo chega ao ponto onde as empregadas negras criam os filhos da elite branca, mas por exemplo não podem usar o mesmo banheiro que mães desses filhos. Eugenia Skeeter Phan, uma jornalista que cansada de tanta impunidade resolver escrever um livro com a perspectiva das mulheres negras. E nisso ela e sua melhor amiga Aibileen Clark - uma mulher negra - vão juntas ao caminho da igualdade.

Não sei como explicar esse filme sem ser: Emma Stone e Viola Davis <3'



O3 - Preciosa, Uma História de Esperança - Lee Daniels, 2009
Inspirada pelo romance “Push”, da escritora Sapphire, o filme conta a história de Claireece “Precious” Jones, uma jovem de 16 anos que sofreu diversos abusos durante sua infância. Ela engravida pela segunda vez – de seu pai – e é suspensa da escola. A diretora, então, consegue uma vaga em uma escola alternativa, onde, com a ajuda de uma educadora que consegue ver para além das marcas da violência que sofreu, ela aprende a ler e escrever e consegue mudar os rumos de sua vida.

Um dos filmes que mais me marcou, me deu uma lição de moral e um tapa na minha cara. Com Oprah Winfrey no elenco, Mariah Carey deixando o seu estrelismo de lado, e um roteiro bom nas mãos, não vemos só um filme sobre uma mulher forte e sim sobre mulheres fortes, o pessoal da escola que tenta ajudar Precious, todo mundo  - tirando a mãe que é uma fdp - mostra o seu valor, mostra o quão forte as mulheres unidas são.


O2 - Dama de Ferro - Phyllida Llyod, 2011
Antes de se posicionar e adquirir o status de verdadeira dama de ferro na mais alta esfera do poder britânico, Margaret Thatcher teve que enfrentar vários preconceitos na função de primeiro-ministra do Reino Unido em um mundo até então dominado por homens. Durante a recessão econômica causada pela crise do petróleo no fim da década de 70, a líder política tomou medidas impopulares, visando a recuperação do país. Seu grande teste, entretanto, foi quando o Reino Unido entrou em conflito com a Argentina na conhecida e polêmica Guerra das Malvinas.

Esse lugar é pra você que fica nesse mimimi dizendo que eu odeio a Meryl Streep, na verdade eu odeio ela mesmo, mas não tem como deixar um filme desse de fora, é incrível, é tão bom ver mulheres como a Margaret Thatcher, chutando bundas e sendo a verdadeira Dama de Ferro.


O1 - Frida - Julie Taymor, 2002
O filme mostra a vida de Kahlo desde a sua até a morte. Frida Kahlo foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ela teve também um casamento aberto com Diego Rivera, seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky e com várias outras mulheres. No filme, o esposo Diego Rivera representa um cara muito mulherengo, e Frida aceita-o pedindo-lhe apenas lealdade, o que não acontece, pois Frida encontra Diego com sua irmã, e então ela pede o divórcio.

Muitos podem não entender o por que Frida está aqui, mas este é um filme que já no processo teve que lidar com a luta das mulheres, a Salma Hayek teve que batalhar muito pra conseguir que o filme fosse feito. E eu tive uma professora incrível que me mostrou o valor de Frida Kahlo, que me fez se apaixonar por essa mulher encantadora que apesar de seus problemas, ainda é menina de Ouro do México.


E gostaria de dizer em nome do blog, que infelizmente não tivemos tempo de fazer uma cobertura sobre a morte do nosso eterno Spock, Leonard Nimoy. Mas, como um grande amante das artes, Leonard fez muito por nós mulheres, como fotografo ele fez exposições sobre mulheres gordinhas nuas, e poesias sobre seus amores mulheres e filhos. E uma música chamada Once I Smiled sobre um namoro breve de Spock. Sem delongas, você vai deixar saudades.

Comente com o Facebook:

40 comentários:

  1. Gente, que blog perfeito é esse?
    Já estou seguindo e conheço os filmes, uso em sala de aula e são realmente muito bons!
    De todos, Preciosa foi o que mais mexeu comigo...
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lilian pelo carinho, parabéns por usar esses filmes na sala, a maioria conheci também em debates ou em usos na classe, tem uns LGBTs também, mas falarei isso mais pra frente. Preciosa foi o que mais me emocionou, não pela personagem em si - que é uma personagem forte tbm -, mas pelos professores.

      Beijos, Ahri.

      Excluir
  2. Olá! Quero muito ver Frida. Adorei seu post com filmes sobre mulheres fodásticas, que fizeram toda diferença, a mulher merece ver reconhecida por todos seus feitos. Preciosa me tocou só pelo o que vc escreve, entrou para lista dos 'serem visto'. bjs
    Eykler
    www.amorascompimenta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha ouvido muito falar sobre Preciosa, mas nunca cheguei a ver o trailer. Quando eu vi, me arrepiou tanto que eu pensei: Preciso ver! Agora em Frida, nossa amo saber tanta coisa sobre essa mulher, a partir que desde jovem ela dizia que iria casar com Diego Rivera até mesmo ser quem ela é.

      Beijos, Ahri.

      Excluir
  3. Oláá
    Preciosa é um filme bem forte com temas muito interessantes, eu assisti e li o livro, gosto bastante.
    Estou louca para ler e assistir Histórias Cruzadas, parece ser muito muito interessante.
    Ótimas dicas.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cat, veja sim, é um ótimo livro e filme.

      Beijos, Ahri

      Excluir
  4. Adorei o post!
    Gosto de filmes em que a mulher é incrível e supervalorisada!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Oii adorei o seu post... a maioria desses filmes eu nao assisti, apenas dois Frida e A Dama de Ferro e são realmente incríveis.

    Beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca assisti nenhum, mas com certeza essas mulheres eram fodásticas <3

    xoxo || Larý Space

    ResponderExcluir
  7. Não assisti nenhum (Sorry) Mas achei bem interessante o post, principalmente nesse mês...Scho que seria bem legal na sessão pipoca :) Mulheres fortes e o que todo mundo precisa.
    Beijoss

    www.proximapagina-pp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Em primeiro lugar, adorei o post! Ótimo tema!
    Apesar de não ter assistido a nenhum, adorei as indicações. Quero muito assistir Preciosa, Uma História de Esperança e Frida. Me interessaram bastante.
    Valeu pelas dicas!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Flor do Deserto e Frida eu já ouvi falar, mas não cheguei a ver. Uma lista de tanto de mulheres que lutaram e sofreram.
    Vou ver se assisto.
    Bjs, Rose
    Fábrica dos Convites

    ResponderExcluir
  10. Flor do deserto e Preciosa eu já vi, e sinceramente, são filmes para mostrar o quanto as mulheres são fortes. Ou outros nunca ouvi falar, mas como é a semana da mulher, vou ve-los em breve.
    Beijos
    https://rhaquel-rocha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. MEU DEUS, estou apaixonada por esse post. Adorei o seu jeito de postar, menina! Sério! Enfim, desses filmes, conheço 3. Os outros 2 procurarei assistir também, porque gostei dos seus comentários. Acho que o Dia da Mulher, no entanto, não deve servir apenas para pensarmos no grande sofrimento que muitas mulheres vivem – ou no quão longe estamos de ter, efetivamente, direitos iguais aos homens. Acho que precisamos rever o que pensamos sobre ser mulher em geral, nas nossas vidas, sabe? Como você disse (no comentário sobre o primeiro filme citado), há garotas que riem da realidade de outras, incapazes de se colocarem no seu lugar. Há garotas que bebem até não estarem lúcidas, que saem nas boates sem calcinha, que sonham com o príncipe encantado e se relacionam apenas com homens incapazes de se comprometerem… Há garotas que não sabem agir como garotas. Que não sabem o que é agir com classe, expressar uma autoconfiança doce (e não esmagadora), conquistar respeito apenas com sua postura. Que não sabem acolher a beleza alheia sem perderem o próprio brilho, segurar uma taça de vinho, usar um decote que brinca com a imaginação dos homens (sem, para isso, revelarem-se inteiras).
    Acho que falar sobre o Dia da Mulher é, literalmente, entender o que é ser mulher hoje. Não apenas nos direitos civis, mas (poxa) na vida, no dia a dia. Enfim, flor, desculpe o desabafo. Só posso desejar que todas tenhamos um Dia da Mulher digno – como toda mulher merece que seja a sua vida toda.

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Desses filmes citados só comecei assistir Dama de Ferro, nem tenho muita vontade de terminar....
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  13. Isso ai, adorei esse post em homenagem a nós mulheres, que sempre somos vistas como fracas, mas haahahaha idiota é quem pensa!
    Adorei
    http://cheireiumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá =)

    Adorei o post! De todos esses filmes, assisti apenas "Histórias Cruzadas", mas tenho vontade de assistir todos os citados!!! Espero que consiga!! Parabéns pela postagem!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nunca havia ouvido falar desses filmes! Reconheço que a Dama de Ferro parece ser um filme muito bom, principalmente por contar um pouco da história da Margareth Tatcher, já entrou para minha lista rs

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu assisti Preciosa e fiquei muito emocionada, sério, é um filme incrível! Também assisti o filme da Frida e fiquei super encantada com a história dele, acabei virando fã da artista incrível que ela era. Recomendo muito esses dois filmes, os outros eu ainda tenho que assistr, hehe.

    minhaspalavrasoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?

    Eu amo ver filmes, então gosto muito desse tipo de post! Dos 5 filmes apresentados, o que eu mais tenho vontade de ver é Flor do Deserto. Na verdade eu não sei exatamente a razão de eu não ter assistido ainda. Já assisti alguns trechos na faculdade e sempre fico pensando que está mais do que na hora de ver o filme completo.

    Beijos, Be
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oiiii adorei o post, desses eu só o assunto o Frida e tenho a intenção de ler os outros, obrigada pelas dicas, bjus

    ResponderExcluir
  19. Oiee ^^
    Não conhecia Flor do deserto, mas fiquei bastante curiosa para conhecer melhor a história da personagem. Tenho o filme da Frida aqui já faz um tempo, mas sempre me esqueço de assistir *-* Histórias cruzadas é um filme e livro que eu já venho querendo ver há séculos.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dryh, se você tiver um tempo veja Flor do Deserto sim, acho que esse filme que me abriu os olhos para ver que tantas mulheres ainda sofrem. E Frida, por favor, é incrível, vou puxar a sua orelha para ver, ainda desejo o livro Histórias Cruzadas, ç.ç'

      Beijos, Ahri.

      Excluir
  20. Uma baita homenagem às mulheres hein!!! Ótimas dicas de filmes que representam a mulher guerreiras, lutadora e vencedora, sempre vencedora, mesmo qdo. Falha, pq sabemos virar o jogo. Dama de ferro na minha opinião é o melhor. Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigadaWal, Dama de Ferro pra mim é superior entre os outros pelo fato de Margaret Thatcher saber que qualquer movimento que ela fizesse, seria julgada como vilã, mas pelo amor ao seu povo ela não deixou de ser quem ela é.

      Beijos, Ahri.

      Excluir
  21. Olá, tudo bem?

    Muito bacana a sua lista de filmes, assisti o "The Help" e "Frida", os demais parecem ser muito bons também e Leonard Nimoy eterno <3, bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que todos os filmes aqui são importantes em algum quesito. Mas, meu preferido é Frida.

      Beijos, Ahri.

      Excluir
  22. Nossa! anotando tudo, pois só assistir Histórias Cruzadas. Que absurdo! Preciso ver os outros filmes. Já ouvi falar de Preciosa. Adorei o TOP. Vou ver os outros 4.

    Beijos!

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Histórias cruzadas é lindo, chorei horrores quando assisti,
    sempre ouço falar bem de preciosa e Frida, mas nunca os assisti e a
    Dama de ferro, não faz meu gênero, por isso não tenho intenção de assisti-lo.
    Adorei o post é sempre legal conhecer mais obras que podem acrescentar a nossa cultura
    e ler o que outras pensadoras tem a falar a respeito delas.
    Beijos, ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que você não gosta de Dama de Ferro? Poxa que triste, é um dos que eu mais gosto, agora Preciosa e Frida é um dos que eu mais gosto, é bem legal se você poder ver.

      Beijos, Ahri.
      http://dois-players.blogspot.com.br/

      Excluir
  24. Oi, tudo bem?
    Dos livros citados, o único que vi foi A dama de ferro, e ela era foda mesmo! Uau, rs
    Eu sei toda a história de Preciosa, mas não consigo assistir. Acho que é forte demais pra mim, no momento, rs. Não sabia que a Marih Carey trabalhava nele.
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Eu não tenho coragem de ver preciosa. Acho que o filme deve ser muito denso, muito pesado. A Dama de Ferri é irado. Meryl Streep deu show

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  26. Eu sou apaixonada por Histórias Cruzada, eu li o livro e me apaixonei e claro que tive que assistir o filme \o/ Já os outros filmes eu não assisti e alguns nem sabia da existência,mas fiquei muito curiosa de saber mais sobre A Dama de Ferro,Margaret Tatcher é um icone de coragem e determinação.
    Parabéns pela listinha!
    Beijos Pão de Queijo.
    www.vontadeler.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Que post incrível! Ainda não assisti nenhum desses filmes, mas fiquei muito curiosa mesmo. Acho que vou começar por Histórias cruzadas, que tem uma trama mais "leve", mas pretendo assistir todos.
    Bjs
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com/2015/03/promocao-100-seguidores-do-blog.html

    ResponderExcluir
  28. Oiee.

    Não conhecia os filmes. Sabia da existência de Preciosa e ainda não sei se tenho coragem de assistir. Uma amiga falou do livro e fiquei um tanto chocada

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem?

    Histórias Cruzadas é um dos melhores filmes que eu já vi na vida! Sou louca para ler o livro! Realmente indico a todos!

    Preciosa também é um excelente filme, partiu meu coração muitas vezes!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Eu não vi nenhum dos filmes que vcê indicou,mas fiquei curiosa para ver vários,pois admiro algumas das personagens citadas.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    O único filme que conheço é Frida, não via ele todo, mas somente alguns trechos.
    Vou procurar os outros pra saber se vou gostar.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá tudo bem?
    dos filmes que você citou só conheço Preciosa, Uma História de Esperança, e que filme é esse com uma história super densa e uma atriz muito boa todos deveriam assisti-lo. Tem uma mensagem sensacional.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©